OLIMPÍADAS CAVY


 

Os Jogos Olímpicos são o maior evento esportivo mundial, com a confraternização de atletas das mais variadas modalidades esportivas e de todos os Continentes do Mundo. Mais que um evento com competições simultâneas de diversos esportes, os Jogos Olímpicos representam a união de atletas, propagando um ideal. O Olimpismo, termo utilizado para designar o conjunto de valores olímpicos, tem por principal finalidade “(…) promoção do entendimento internacional e o correto ensinamento do conceito de liberdade para a juventude, criando condições para a coexistência social” (TODT et al., 2007, p. 150). O Olimpismo utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para a construção e fortalecimento de valores, visando à construção de um homem melhor e uma sociedade mais justa.

O Olimpismo está embasado em três valores fundamentais: excelência, amizade e respeito.

“Excelência: dar o melhor de si, no campo de jogo, na escola e em casa. Significa fazer o melhor não apenas para vencer, mas para participar sempre. Ter objetivos e crescer junto com eles.

Amizade: entender que todos – da turma, da escola, do país e do mundo – podem ser amigos e que as diferenças (econômicas, raciais, religiosas) não têm importância e devem ficar para trás.

Respeito: por si mesmo, pelo outro, pelas regras, pelo meio ambiente. Respeitar o fair play (jogo limpo) e lutar contra a utilização de doping no esporte”. (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO, s/d)

Ao entender que o Olimpismo é um sistema de princípios que buscam a construção de uma sociedade mais justa por meio da prática esportiva, o presente texto teve por objetivo relatar uma experiência de aplicação do tema Jogos Olímpicos na Educação Física. O presente relato é um recorte do trabalho desenvolvido com os alunos 6º ano FII ao 3º ano Ens. Médio. Nossas atividades do 1º semestre enceram-se com as olimpíadas esportivas, as turmas foram motivadas a representar um país e apresentar sua diversidade cultural.

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Voleibol chamado frequentemente no Brasil de Vôlei é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado.

O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.

O Basquete começou a participar dos jogos olímpicos como esporte de demonstração nos jogos de St.Louis, em 1904, apenas 13 anos depois de ser inventado nos Estados Unidos.
Mas ele só se tornou esporte olímpico oficialmente em 1936 nos jogos de Berlim. O Basquete Feminino só entrou nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal.
Os Estados Unidos, Criadores do esporte, são os maiores vencedores, com 13 conquistas em 17 no masculino e 6 em 9 edições no Feminino;

O Handebol é, sem dúvida, o esporte coletivo menos praticado no Brasil, se comparado ao Voleibol, ao Basquetebol e ao Futebol. A diferença mais significativa entre o futebol e o handebol é que o handebol é jogado com as mãos. Em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. Curiosamente, nós brasileiros, que adoramos gols, não apresentamos grande interesse pelo handebol. Talvez por ser um esporte que não é transmitido nem pela televisão e nem pelo rádio.

O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).