Escolinha de Futebol


 

Faça a jogada certa, venha fazer parte deste time!!! Maiores informações com professor André.
2ª e 4ª Feiras das 11h45 ao 12h30 – 4º ao 7º anos

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Futebol

O futebol é o esporte mais popular do mundo e vem crescendo a cada dia, até mesmo em regiões onde há pouco ele era quase desconhecido. Nos Estados Unidos, já é o esporte mais praticado por crianças de ambos os sexos até os doze anos de idade. Ele é caracterizado pela realização de esforços de alta intensidade e curta duração, interpostos por períodos de menor intensidade e duração variável

Aproximadamente 88% de uma partida de futebol envolvem atividades aeróbicas e os 12% restantes, atividades anaeróbias de alta intensidade. Por trabalhar com resistência e velocidade, ele é considerado mais completo que exercícios isolados.
Benefícios em se praticar o Futebol

Entre seus benefícios temos o fortalecimento das articulações, o desenvolvimento de coordenação motora e estimulação de células ósseas (osteogênese). Além disso, com frequência e intensidade adequadas à idade, a atividade melhora a capacidade de receber oxigênio, economiza o trabalho do coração e eleva a força e a massa muscular.

Todos esses fatores contribuem para redução da pressão arterial, regularização dos níveis de glicose no sangue e diminuição do peso e da gordura corporal, pois a perda calórica durante uma partida de futebol é grande. Assim, podemos perceber que pessoas que tem Diabetes, Hipertensão Arterial ou Sobrepeso/Obesidade obtém no esporte um excelente aliado na conquista de uma vida saudável.
Cuidados na prática do Futebol

Também devemos levar em consideração algumas orientações antes de começar a jogar futebol. Por ser um esporte de contato e de mudanças bruscas de posição, as chances de lesão por causa dos choques com outros jogadores são muito altas, bem como distensões musculares, rupturas ou inflamação no tendão e fraturas.

É importante expor que pessoas que se exercitam continuamente durante a semana, e não somente no fim de semana, têm menor possibilidade tanto de lesões quanto de sobrecarga cardíaca. Durante a semana outros exercícios podem ser realizados, como musculação (com ênfase em pernas, coxas e panturrilhas) e corrida. A frequência de exercícios físicos deve ser três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia.
Beba bastante líquido

A hidratação no futebol é fundamental, oferecer líquido perdido pela sudorese evita desidratação. É interessante que a ingestão de líquidos seja feita antes, durante e depois da partida. Nesse esporte, além das funções cardiovasculares e termorregulatórias, as funções motoras também desempenham um papel crucial. Se essas funções são afetadas com a desidratação, isso pode afetar muito o desempenho dos jogadores.

Resumindo, praticar esse esporte, além de ser saudável pode se tornar um bom hábito. É divertido e assim você nem vai ver o tempo passar, vai reduzir o seu nível de estresse, depressão e ansiedade e vai se encontrar com os amigos. Nunca se esqueça de pôr sempre a sua saúde em primeiro lugar e se amar acima de tudo
Por: Elaine Leite
Disponível em: http://www.atividadesfisicas.com.br/futebol/  Acesso em 15/03/2016